Click aqui e cadastre para seguir este Blog:

Lição 5 - A FORÇA DO AMOR CRISTÃO



INTRODUÇÃO

Nesta lição, João nos mostra a importância da força do amor cristão entre os irmãos. Na igreja cristã, o amor não é apenas expresso através de demonstrações de respeito; é também expresso através da abnegação e da atitude de servir (Jo 15:13). O amor deve ser a força unificadora e a marca identificadora da comunidade cristã. O amor é a chave para andarmos na luz, porque não podemos crescer espiritualmente, enquanto odiamos os outros.”Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço” (I Jo 2:10). Nosso crescente relacionamento com Deus resultará no crescimento de nosso relacionamento com as outras pessoas (I Jo 2:9-10).

I - A ORDEM DE AMAR NO A.T.

No Antigo Testamento podemos encontrar a força do amor revelado na legislação mosaica, onde era revelado o caráter de Deus, pois Deus é amor. “Não te vingarás, nem guardareis ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor” (Lv 19:18). “Por amor de Davi, teu servo, não faças virar o rosto do teu ungido.” (Sl 132.10). Naquela época eles achavam que só deveriam amar os amigos, porém os inimigos eram descartados(Sl 139:19-22; 140:9-11; Pv 24:28-29; Pv.25:21,22; Lm. 3:30-31).”

II - A ORDEM DE AMAR NO N.T.

No Novo Testamento a força do amor recebe uma nova roupagem revelada por Jesus, que a interpretava de um modo radicalmente novo “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos ameis a vós, que também vós uns aos outros vos amei. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13:34-35). Jesus mostrou esta questão de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mt 22:36-40).

As palavras de João enfocam a atitude que nos leva a ignorar ou menosprezar os outros, tratá-los como competidores, inimigos ou pessoas irritantes (Mt. 5:43-47). O amor cristão não é um sentimento, mas uma escolha. Podemos escolher nos preocupar com o bem-estar das pessoas e tratá-las com respeito, sentindo ou não afeto por elas. Se escolhermos amar os outros, Deus nos ajudará a expressar o nosso amor (Mt 5:43-48; Rm 13:9-10).

III - ATRIBUTOS DO AMOR

São qualidades desenvolvidas pelo cristão em sua vida cotidiana. Os atributos podem ser divididos em dois grupos: naturais e morais. As qualidades morais de Deus podem e devem ser encontradas no ser humano: o amor, santidade, justiça e verdade. A partir do momento que nos convertemos a Cristo, nossa vida é moldada pela transformação de vida, a Bíblia nos relata que: quem está em Cristo nova criatura é (….), eis que tudo se fez novo (II Co 5:17; Cl 3:10; Ef 4:23-24). Para evidenciarmos a nossa salvação é preciso vivenciar alguns destes atributos. O verdadeiro amor deve emanar do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários...