Click aqui e cadastre para seguir este Blog:

Lição 4 - JESUS, O REDENTOR E PERDOADOR


Texto áureo: I João 1.9. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”.

Leitura Bíblica em Classe:

I Jo 2.1,2 MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

Efésios 1.6,7. Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.

Ap. 5.8-10. E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.

EXÓRDIO:

A Idéia Do Resgate E Da Redenção.

Nesta Lição estudaremos sobre a Soteriologia, ou seja, a Doutrina da Salvação.

Um Plano Eterno e divinal para resgatar o homem da condenação eterna, causada pelo pecado. Este Plano divino celestial incluía as etapas da Redenção-Salvítica:

Chamarei de Redenção-Salvítica para diferenciar dos tipos, que encontramos na Bíblia, nos quais muitos são ações redentivas físicas e/ou pessoais, que remetem ao antítipo que é perfeito e Sobrenatural em Jesus - O Cristo.

-Primeiro: livrar da escravidão; João 8.36: “Se, pois o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.”. -Segundo: tornar o homem filho de Deus; I João 5.1. “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus…”

-Terceiro: tornar dar ao homem a Semelhança com Deus, perdida, e corrompida pelo pecado.

-Quarto: dar ao homem o direito à Vida Eterna. João 8.51: “…se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte“.

-Quinto: O valor do resgate e da nossa salvação realizados por Jesus é maior do que tudo, que nenhum dinheiro pode comprar: O Sangue de Jesus. Ap. 5.9: “…Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos;porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens…”

-Sexto: a Nossa Redenção é maior por ter sido um ato voluntário e desprendido pelo autor do mesmo: Jesus!

-Sétimo: a nossa Redenção foi feita pelo próprio Deus encarnado, homem, que se fez servo.

Para tanto é preciso entender alguns pontos desta Lição, sob a ótica desta Doutrina e do próprio autor da Epístola.

Podemos utilizar uma palavra: reconcilie - “katalasso” [Strong] - restabelecer, restaurar relacionamentos, tornar as coisas que estavam erradas em coisas certas; A palavra encontrada, refere-se a Deus reconciliando-nos com Ele através da vida de Seu Filho Jesus [Rm. 5.10;II Co. 5.18]. Katalasso descreve o restabelecimento de um relacionamento adequado, amoroso e interpessoal [duas pessoas], que foi quebrado ou rompido. A idéia da necessidade de um Redentor é proveniente do próprio Deus. Ao ver o ser humano caído pelo engodo da serpente, Deus que transforma o erro em benção, propôs uma forma de Redenção do Homem. Através da semente da mulher Ele iria providenciar um Meio de Redenção de todos os homens [todos pecaram, e destituídos estão da Glória de Deus]. Clique aqui para ler o texto completo »

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários...