Click aqui e cadastre para seguir este Blog:

Lição 8 - A Nossa Eterna Salvação



TEXTO ÁUREO: João 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Leitura Bíblica em Classe:

I João 3. 1-5; 1 VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.

2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.

3 E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.

4 Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.

5 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.

Rm. 8. 14-17;14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.

15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

Pensando Na Salvação:

Conforme a Bíblia, ela é Grande além de Eterna:

Grande pelo texto de João 3.16.

Grande pela grandeza da humilhação do Filho.

Grande pela grandeza do espírito em regenerar e cuidar da Obra da salvação.

Grande porqure se extende por todo o Mundo, do passado até ao futuro.

Referência Bíblica: Hebreus 2:3: “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.”

Definição: Salvação (soteria, Grego; Yshuwah, Hebraico), “libertação, proteção, preservação, prosperidade, segurança, retidão, bem-estar e saúde”.

Introdução:

Salvação

Deus oferece-nos salvação através de Jesus. A Bíblia diz em Mateus 1:21 “Ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” Atos 4:12 “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.”
Salvação significa que recebemos vida eterna se tivermos uma relação pessoal com Deus. A Bíblia diz em João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.” João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Só há um caminho para a salvação e não é um caminho fácil. A Bíblia diz em Mateus 7:13-14 “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.”
Não se pode ganhar a salvação. É um dom de Deus. A Bíblia diz em Efésios 2:8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
Quando aceitamos o evangelho, recebemos a salvação e arrependemo-nos dos nossos pecados. A Bíblia diz em Atos 2:37-38 “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”
Receber a salvação é simples, direto, pessoal e público. A Bíblia diz em Romanos 10:8-10 “Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”

A NOSSA SALVAÇÃO DEPENDEU DE UM GRANDE AMOR

1. É UM AMOR ILIMITADO NA SUA BENEVOLÊNCIA

Nos conscientizou da necessidade de reconciliação - I Jo 3.1 Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.
Nos conscientizou da necessidade de transformação - I Jo 3.2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
Nos conscientizou da necessidade de purificação - I Jo 3.3 E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.

2. É UM AMOR DADIVOSO NO SEU PLANEJAMENTO

Pela encarnação do unigênito para revelar o pecado - I Jo. 3.4 Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.
Pela manifestação do unigênito para retirar o pecado - I Jo 3.5 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.
Pela proclamação do unigênito para abandonar o pecado - Rm 8.13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.

3. É UM AMOR EXTENSIVO NA SUA PROFUNDIDADE

Ele nos libertou proporcionando o direito de adoção - Rm 8.15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
Ele nos libertou proporcionando o direito de filiação - Rm 8.16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Rm 8.14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Ele nos libertou proporcionando o direito de herdeiros - Rm 8.17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários...