Click aqui e cadastre para seguir este Blog:

LIÇÃO 09 - O Crente e as Bênçãos da Salvação


TEXTO ÁUREO - Fp 2:12

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: I Jo 3:6-10


I - INTRODUÇÃO:

Assim como o pecado tornou o homem parecido com Satanás, a salvação o torna parecido com Deus.

II - OS EFEITOS DO PECADO NA VIDA DO HOMEM:

1) O PECADO FEZ O HOMEM PERDER A SUA TRANQÜILIDADE - (Rm 2:9) - Antes que o pecado entrasse no mundo, não existiam as palavras angústia, aflição, lágrimas, etc. Porém, quando o homem caiu, foi obrigado a enfrentar tudo isso.

2) O PECADO SUJEITOU O HOMEM DEBAIXO DO SEU DOMÍNIO - Gn 6:5; 8:21 - O primeiro pecado alastrou-se e multiplicou-se na vida do homem, contaminando seu o entendimento e a sua consciência, ficando a vontade do ser humano inteiramente sujeita ao mal - Is 1:6; Tt 1:15; II Cor 4:4; Rm 7:19-23

3) PELO PECADO, O HOMEM PERDEU A SUA POSIÇÃO DE GOVERNO - Gn 1:28 - Em lugar de ser senhor, tornou-se escravo da cobiça, da inveja, da avareza e dos cuidados da via. Em lugar de governar sobre o pecado, o homem tornou-se escravo dele - Rm 1:25, 29; I Tm 6:4, 10; Lc 21:34; Mt 13:22; Jo 8:24

4) O PECADO PREPARA UMA PLATAFORMA PARA O DIABO NA VIDA DO HOMEM - Se o crente é vencido pelo tentador e o pecado entra em sua vida, deixa nela uma plataforma para o inimigo exercer maior influência Rm 6:16, 19 cf Tg 4:7.

5) O PECADO SUJEITOU O HOMEM À MORTE - Gn 2:17 cf Rm 5:12; 6:23 - Esta palavra se cumpriu no dia da queda! A morte entrou. OBSERVEMOS COMO A MORTE ENTROU E INICIOU O SEU DOMÍNIO EM TRÊS SENTIDOS:

A) A MORTE FÍSICA - É a separação da alma e do espírito do corpo - Gn 3:16, 19 cf Tg 2:26

B) A MORTE ESPIRITUAL - É a separação do homem de Deus - Mt 8:22 cf Lc 15:24, 32; Ef 2:1-2

C) A MORTE ETERNA ou SEGUNDA MORTE - Significa a eterna separação de Deus de todos aqueles que, antes de morrer, não aceitaram a salvação - Apc 20:6

III - A SALVAÇÃO E A NOVA VIDA EM CRISTO:

Gn 3:15 - Tão logo quando entrou o pecado no mundo, a inocência se dissipou e o homem se tornou uma criatura culpada diante de Deus, o Senhor pronunciou estas palavras de graça e misericórdia a um mundo perdido.

Leiamos Lc 15:22-24 - Deus, nosso Pai celestial, tem as mais ricas bênçãos para quem, arrependido, a Ele vem. São bênçãos espirituais e materiais. Vêmo-las, figuradamente, no banquete da reconciliação registrada na Parábola do Filho Pródigo. Vejamos o que o Pai do pródigo ordenou aos Seus servos, o que demonstra que Deus perdoa depressa e imediatamente o pecador: “TRAZEI DEPRESSA…”

Lição 8 - A Nossa Eterna Salvação



TEXTO ÁUREO: João 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Leitura Bíblica em Classe:

I João 3. 1-5; 1 VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.

2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.

3 E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.

4 Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.

5 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.

Rm. 8. 14-17;14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.

15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

Pensando Na Salvação:

Conforme a Bíblia, ela é Grande além de Eterna:

Grande pelo texto de João 3.16.

Grande pela grandeza da humilhação do Filho.

Grande pela grandeza do espírito em regenerar e cuidar da Obra da salvação.

Grande porqure se extende por todo o Mundo, do passado até ao futuro.

Referência Bíblica: Hebreus 2:3: “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.”

Definição: Salvação (soteria, Grego; Yshuwah, Hebraico), “libertação, proteção, preservação, prosperidade, segurança, retidão, bem-estar e saúde”.

Introdução:

Salvação

Deus oferece-nos salvação através de Jesus. A Bíblia diz em Mateus 1:21 “Ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” Atos 4:12 “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.”
Salvação significa que recebemos vida eterna se tivermos uma relação pessoal com Deus. A Bíblia diz em João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.” João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Só há um caminho para a salvação e não é um caminho fácil. A Bíblia diz em Mateus 7:13-14 “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.”
Não se pode ganhar a salvação. É um dom de Deus. A Bíblia diz em Efésios 2:8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
Quando aceitamos o evangelho, recebemos a salvação e arrependemo-nos dos nossos pecados. A Bíblia diz em Atos 2:37-38 “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”
Receber a salvação é simples, direto, pessoal e público. A Bíblia diz em Romanos 10:8-10 “Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”

A NOSSA SALVAÇÃO DEPENDEU DE UM GRANDE AMOR

1. É UM AMOR ILIMITADO NA SUA BENEVOLÊNCIA

Nos conscientizou da necessidade de reconciliação - I Jo 3.1 Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.
Nos conscientizou da necessidade de transformação - I Jo 3.2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
Nos conscientizou da necessidade de purificação - I Jo 3.3 E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.

2. É UM AMOR DADIVOSO NO SEU PLANEJAMENTO

Pela encarnação do unigênito para revelar o pecado - I Jo. 3.4 Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.
Pela manifestação do unigênito para retirar o pecado - I Jo 3.5 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.
Pela proclamação do unigênito para abandonar o pecado - Rm 8.13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.

3. É UM AMOR EXTENSIVO NA SUA PROFUNDIDADE

Ele nos libertou proporcionando o direito de adoção - Rm 8.15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
Ele nos libertou proporcionando o direito de filiação - Rm 8.16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Rm 8.14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Ele nos libertou proporcionando o direito de herdeiros - Rm 8.17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

Lição 7 - A Chegada do Anticristo



TEXTO ÁUREO = “Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências” (2 Tm 4.3).

VERDADE PRATICA = Os que torcem a Palavra de Deus, escarnecendo e zombando da sã doutrina, serão envergonhados no Dia de Cristo.

LEITURA BÍBLICA = JUDAS v. 4; = 2 Pedro 2.14

INTRODUÇÃO

Certa vez, o herege Marcião abordou a Policarpo, bispo de Esmirna, indagando-lhe com ares de importância:

- Conheces-me? Sabes quem sou eu?

O zeloso pastor, martirizado por causa de sua fé em Cristo, não se fez de rogado. Encarando gravemente o apóstata, respondeu-lhe:

- Conheço-te muito bem, e sei quem és. Tu és Marcião, primogênito de Satanás.

Os falsos mestres são piores que os leões enfrentados pelos servos de Cristo nas arenas romanas. Os felinos limitam-se a devorar o corpo; os que torcem a palavra põem-se a cancerar a alma dos santos.

Consideremos as advertências de Judas.

1. O APARECIMENTO DOS FALSOS MESTRES

Sentindo-se já bem à vontade entre os fiéis, puseram-se os falsos mestres daquele tempo a destilar, de maneira sutil e quase imperceptível, seus erros e apostasias.

Eles não se apresentavam de maneira espalhafatosa; iam habilmente inserindo-se na igreja. O verbo grego usado por Judas para descrever a ação desses indivíduos é mui elucidativo: pareisduo significa entrar secreta e furtivamente (Jd 4).

Estamos devidamente apercebidos para barrar a entrada dos falsos doutores no rebanho de Cristo? Em seu Sermão Profético, o Senhor adianta que, nos últimos dias, estariam eles envidando todos os esforços possíveis visando corromper os santos (Mt 24.24).

II. IDENTIFICANDO OS FALSOS MESTRES

Se não soubermos identificar os falsos mestres, e se não estivermos devidamente aparelhados para neutralizar-lhes a ação, semearão eles o joio de sua doutrina entre os santos, induzindo-os à apostasia e à perdição eterna. Cuidado! Eles parecem obreiros de Cristo, mas são operários de Satanás.

Lição 6 - O SISTEMA DE VIVER DO MUNDO


INTRODUÇÃO:

I João 2.15-19; João 15.18-19


Texto Bíblico: Romanos 12.2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

AMAR O MUNDO É DESPREZAR A ALMA

1. O MUNDO NADA IRA ACRESCENTAR EM NOSSAS VIDAS

•É impossível a coexistência entre a luz e as trevas - I João 2.15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Efésios 2:2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
•Os caminhos do mundo só dão prazeres enganosos - I João 2.16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. Mateus 7:13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
•As virtudes divinas oferecem as promessas eternas - I João 2.17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Mateus 7:21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

2. A RENOVAÇÃO DA MENTE ALCANÇA VALORES MAIORES

•Não se deixe enganar pelos falsos profetas - I João 2.18 Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. 2 Coríntios 11:14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
•Não se deixe enganar com os falsos cristãos - I João 2.19 Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós. Gálatas 2:4 E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;
•Não se deixe abater pelas perseguições- João 15.18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. João 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

3. O MAIOR PRAZER DA ALMA É FAZER A VONTADE DIVINA

•Entenda que não mais pertencemos a este mundo - João 15.19a Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, - Filipenses 3:20 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
•Entenda que devemos estar separados do mundo - João 15.19b mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, - João 15:16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
•Entenda que podemos superar toda força contrária - João 15.19c por isso é que o mundo vos odeia. Lucas 10.19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

Lição 5 - A FORÇA DO AMOR CRISTÃO



INTRODUÇÃO

Nesta lição, João nos mostra a importância da força do amor cristão entre os irmãos. Na igreja cristã, o amor não é apenas expresso através de demonstrações de respeito; é também expresso através da abnegação e da atitude de servir (Jo 15:13). O amor deve ser a força unificadora e a marca identificadora da comunidade cristã. O amor é a chave para andarmos na luz, porque não podemos crescer espiritualmente, enquanto odiamos os outros.”Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço” (I Jo 2:10). Nosso crescente relacionamento com Deus resultará no crescimento de nosso relacionamento com as outras pessoas (I Jo 2:9-10).

I - A ORDEM DE AMAR NO A.T.

No Antigo Testamento podemos encontrar a força do amor revelado na legislação mosaica, onde era revelado o caráter de Deus, pois Deus é amor. “Não te vingarás, nem guardareis ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor” (Lv 19:18). “Por amor de Davi, teu servo, não faças virar o rosto do teu ungido.” (Sl 132.10). Naquela época eles achavam que só deveriam amar os amigos, porém os inimigos eram descartados(Sl 139:19-22; 140:9-11; Pv 24:28-29; Pv.25:21,22; Lm. 3:30-31).”

II - A ORDEM DE AMAR NO N.T.

No Novo Testamento a força do amor recebe uma nova roupagem revelada por Jesus, que a interpretava de um modo radicalmente novo “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos ameis a vós, que também vós uns aos outros vos amei. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13:34-35). Jesus mostrou esta questão de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mt 22:36-40).

As palavras de João enfocam a atitude que nos leva a ignorar ou menosprezar os outros, tratá-los como competidores, inimigos ou pessoas irritantes (Mt. 5:43-47). O amor cristão não é um sentimento, mas uma escolha. Podemos escolher nos preocupar com o bem-estar das pessoas e tratá-las com respeito, sentindo ou não afeto por elas. Se escolhermos amar os outros, Deus nos ajudará a expressar o nosso amor (Mt 5:43-48; Rm 13:9-10).

III - ATRIBUTOS DO AMOR

São qualidades desenvolvidas pelo cristão em sua vida cotidiana. Os atributos podem ser divididos em dois grupos: naturais e morais. As qualidades morais de Deus podem e devem ser encontradas no ser humano: o amor, santidade, justiça e verdade. A partir do momento que nos convertemos a Cristo, nossa vida é moldada pela transformação de vida, a Bíblia nos relata que: quem está em Cristo nova criatura é (….), eis que tudo se fez novo (II Co 5:17; Cl 3:10; Ef 4:23-24). Para evidenciarmos a nossa salvação é preciso vivenciar alguns destes atributos. O verdadeiro amor deve emanar do coração.