Click aqui e cadastre para seguir este Blog:

2º Trimestre - Lição 13

ESPERANÇA NA LAMENTAÇÃO

Texto Áureo: Lamentações 3.22. "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim" -

Leitura Bíblica em Classe: Lamentações 1.1-5,12

DEUS, ESPERANÇA DO CHORO NOTURNO VIRAR ALEGRIA NA MANHÃ

1. SUA MISERICÓRDIA É PRESENTE EM SEUS JUÍZOS

* Os juízos divinos vem pelo que semeamos - Lamentações 1.1 Como se acha solitária aquela cidade dantes tão populosa! Tornou-se como viúva a que foi grande entre as nações; e princesa entre as províncias tornou-se tributária! - Gálatas 6.7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

* Os juízos divinos vem pela desobediência - Lamentações 1.2 Continuamente chora de noite, e as suas lágrimas correm pelas suas faces; não tem quem a console entre todos os seus amadores; todos os seus amigos se houveram aleivosamente com ela, tornaram-se seus inimigos. Jeremias 29.19 Porquanto não deram ouvidos às minhas palavras, diz o SENHOR, mandando-lhes eu os meus servos, os profetas, madrugando e enviando; mas vós não escutastes, diz o SENHOR..

* Os juízos divinos vem pelas indiferenças - Lamentações 1.3 Judá passou ao cativeiro por causa da aflição e por causa da grandeza da sua servidão; habita entre as nações, não acha descanso; todos os seus perseguidores a surpreenderam nas suas angústias. Jeremias 32.33 E viraram-me as costas, e não o rosto; ainda que eu os ensinava, madrugando e ensinando-os, contudo eles não deram ouvidos, para receberem o ensino.

2. SUA MISERICÓRDIA É AMOROSA QUANDO CORRIGE

* Suas correções mostram quanto é triste viver sem Ele - Lamentações 1.4 Os caminhos de Sião pranteiam, porque não há quem venha à reunião solene; todas as suas portas estão desoladas; os seus sacerdotes suspiram; as suas virgens estão tristes, e ela mesma tem amargura - Salmos 137.1 Junto dos rios de babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião.

* Suas correções mostram os efeitos do jugo inimigo - Lamentações 1.5 Os seus adversários a dominaram, os seus inimigos prosperam; porque o SENHOR a entristeceu, por causa da multidão das suas prevaricações; os seus filhinhos vão em cativeiro na frente do adversário. Êxodo 6.6 Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com grandes juízos.

* Suas correções mostram o resultado da nossa dureza - Lamentações 1.12 Não vos comove isso, a todos vós que passais pelo caminho? Atendei e vede se há dor como a minha dor, que veio sobre mim, com que me entristeceu o SENHOR, no dia do furor da sua ira. - Apocalipse 3.19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

3. SUA MISERICÓRDIA É VISTA EM NOVOS COMEÇOS

* A severidade divina movida pelo seu amor leva a recomeços - Jeremias 27.22 Å babilônia serão levados, e ali ficarão até o dia em que eu os visitarei, diz o SENHOR; então os farei subir, e os tornarei a trazer a este lugar. Salmo 126.1 Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.

* Os recomeços devem ser visto como uma nova oportunidade - Esdras 9.13 E depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras, e da nossa grande culpa, porquanto tu, ó nosso Deus, impediste que fôssemos destruídos, por causa da nossa iniqüidade, e ainda nos deste um remanescente como este. Lucas 15.22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;

* Uma nova oportunidade não nos garante que haverá outras - Esdras 9.14 Tornaremos, pois, agora a violar os teus mandamentos e a aparentar-nos com os povos destas abominações? Não te indignarias tu assim contra nós até de todo nos consumir, até que não ficasse remanescente nem quem escapasse? João 8.11 E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários...