Click aqui e cadastre para seguir este Blog:

2º Trimestre - Lição 8

O PODER DA VERDADEIRA PROFECIA

Texto Áureo: Isaías 8.20 “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva”

Leitura Bíblica em Classe - Jeremias 28.5-12,16,17

O PODER DA PROFECIA ESTÁ NA SUA LEGITIMIDADE

1. TODA PROFECIA DEVE SER JULGADA

A profecia não pode ser produzida pelo homem - 2 Pe 1.21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
A profecia deve ser entregue com o aval divino - Dt 18.20 Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.
A profecia deve estar de acordo com a palavra - Is 55.11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
2. TODA PROFECIA DEVE SER PROVADA

Os eventos preditos por Deus tem que acontecer - Dt 18.22 Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.
A predição só é legítima quando procede de Deus - I Jo 4.1 Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
O que é de Deus jamais contradiz seus princípios - Nm 23.19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
3. TODA PROFECIA DEVE TER EFEITOS

Quando o Senhor fala tem resultados - Is 14.24 O SENHOR dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará.
Quando o Senhor fala tudo acontece - Is 14.27 Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?
Quando o Senhor fala não há confusão - I Co 14.33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.Como trabalhar com o esboço: O esboço tem uma estrutura de três tópicos e nove sub tópicos. Os três tópicos são extraídos do texto áureo da lição que é o versículo chave. Os sub tópicos são extraídos dos textos da leitura bíblica em classe através de uma exegese do texto, com começo meio e conclusão. Cada sub tópico tem uma ou duas referências bíblicas que deve ser consultada através de um bom comentário bíblico e assim haverá um entendimento mais profundo de cada referência e com isso o ministrador pode dar uma aula com segurança, confiança e sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários...